Buscar
  • Eloy Vanço

Como efetuar o processo de remessa para beneficiamento - Protheus

Dúvida

Qual é o processo macro de beneficiamento?


Solução Abaixo há o exemplo referente a um processo genérico de BN - Beneficiamento. Neste exemplo vamos enviar um fio, que possui bitola de 8mm, para que um fornecedor o processe e retorne com nova bitola de 1mm.

  1. Cadastramento de produtos: FIO 1mm - Tipo PA - Produto acabado: este código representará o produto após ser beneficiado. FIO 8mm - Tipo BN: este código representará o produto antes de ser beneficiado. BENEFICIAMENTO – Qualquer tipo, exceto BN, exemplo: SV: este código representará a contratação e aquisição do Serviço de beneficiamento junto ao fornecedor.

  2. Cadastramento da estrutura: FIO 1mm |_ FIO 8mm: Quantidade = 1, Qtd. Fix/Var = Variável |_ BENEFICIAMENTO: Quantidade = 1, Qtd. Fix/Var = Fixa

  3. Cadastramento de TES - Tipos de entrada e saída: 501 – Saída, Controle Terceiros = Remessa e Estoque = Sim: esta TES será utilizada para realização da remessa para beneficiamento do produto FIO 8mm. 001 – Entrada, Controle Terceiros = Não e Estoque = Sim: esta TES será utilizada para registro da compra do serviço de beneficiamento. 002 – Entrada, Controle Terceiros = Devolução e Estoque = Sim: esta TES será utilizada para realização do retorno referente a remessa de beneficiamento do produto FIO 8mm. Lembrando que os números para as TES são apenas sugestões.

  4. Saldos Iniciais: Inclusão de saldos iniciais para o produto FIO 8mm de 10 unidades.

  5. Abertura da OP - Ordem de Produção: Inclusão de OP para o produto FIO 1mm de 10 unidades. Neste momento, se o parâmetro MV_GERASC - Gera Solicitacao de Compra a partir da inclusão da Ordem de Produção estiver ativo, será gerada solicitação de compra de 1 unidade do produto BENEFICIAMENTO, indicando a necessidade de contratação do serviço de beneficiamento, e, se o parâmetro MV_EMPBN - Indica se devem ser gerados empenhos de Ordens de Produção para componentes do tipo BN estiver ativo, o empenho de 10 unidades do produto FIO 8mm.

  6. Geração do pedido de compra: A partir da solicitação de compra gerada para o produto BENEFICIAMENTO, realizar processo de compra de modo a determinar o fornecedor que realizará o serviço de beneficiamento. Este processo resultará na geração de um pedido de compra para o produto BENEFICIAMENTO.

  7. Geração de documento de saída, remessa para beneficiamento: Inclusão de documento de saída tipo B, utiliza fornecedor, com TES 501 para o produto FIO 8mm com quantidade 10. Se o parâmetro MV_EMPBN estiver ativo, na geração do pedido de venda, deve ser utilizada a opção Beneficiamento para vínculo com a OP. Caso contrário não ocorrerá a liberação de estoque do pedido impedindo assim a emissão do documento de saída.

  8. Entrada da nota fiscal: Inclusão de documento de entrada tipo normal com dois itens conforme a seguir: Item 1: Produto BENEFICIAMENTO, TES 001, OP deve ser preenchida, se utilizado PC será carregado automaticamente. Item 2: Produto FIO 8mm, TES 002, OP deve ser preenchida. Se o parâmetro MV_EMPBN ativo e a remessa de beneficiamento foi feita através da opção Beneficiamento, pode ser utilizada a opção Retorno Ben. para preenchimento dos itens do documento de entrada de forma automática a partir dos dados da remessa. Para isto, devem ser configurados os parâmetros MV_PRNFBEN - Habilita funcionalidade para automação do processo e MV_TMPAD - Tipo de movimentação padrão para produção PCP. Se utilizado este recurso, ao confirmar a inclusão do documento de entrada, a OP que transforma FIO 8mm em FIO 1mm será realizada automaticamente, sem a necessidade de execução do passo seguinte.

  9. Apontamento da OP: Inclusão de apontamento de produção para o produto FIO 1mm de 10 unidades, representando a transformação do produto FIO 8mm em FIO 1mm e, assim, encerrando o processo.

Importante Considerações sobre os parâmetros citados no processo:

  • MV_EMPBN: o produto tipo BN tem como característica, na instalação padrão do Sistema, não gerar empenhos para ordens de produção e assim possibilitar a emissão dos documentos de saída referente a remessa para beneficiamento, do contrário ocorreria bloqueio de estoque. Este fato pode gerar ônus aos clientes que se baseiam na lista de empenhos para trabalharem requisições. Assim, o referido parâmetro habilita a geração de empenhos para os produtos deste tipo. Em complemento, para que seja possível a confecção de um pedido de venda para remessa de beneficiamento sem o bloqueio de estoque em função do empenho para a OP, deverá ser utilizada a opção Beneficiamento no ato da confecção do pedido. Desta forma o Sistema permitirá a saída de material empenhado para a OP, uma vez que se trata de remessa para beneficiamento.

  • MV_PRNFBEN: este parâmetro habilita a utilização do recurso Retorno Ben. na inclusão de documentos de entrada. Este recurso pode ser utilizado para automatizar a digitação do documento de retorno de beneficiamento e o apontamento da OP utilizada para tal processo.

  • Necessária também a configuração do parâmetro MV_TMPAD, com o tipo de movimento a ser utilizado para esta produção.

  • Lembrando que esta documentação se trata de um processo macro. Cada situação ou dúvida deve ser tratada no módulo correspondente.



4 visualizações0 comentário