O que ocorreu?
O usuário ao tentar emitir a nota fiscal e entrar no monitor da Rotina Nfe-Sefaz se deparou com a rejeição 328.
Como resolver?
Nesse caso do usuário faltou ele informar TODOS os dados corretos nos campos que vão validar isso no XML a ser transmitido. E a explicação do processo se encontra abaixo:
Quando o CFOP possui a finalidade de devolução é necessário gerar a TAG FINNFE = 4 (devolução) e a TAG referenciando o documento de origem deve ser gerada.
1- Retirar o CFOP do parâmetro MV_DEVCFOP caso tenha informado.
2- Verificar se a nota foi referenciada ao documento de origem corretamente:
D2_ITEMORI, D2_SERIORI, D2_NFORI (nota de saída) D1_ITEMORI, D1_SERIORI, D1_NFORI (nota de entrada)
Importante:
Lembrando que a nota só é referenciada no XML caso exista no sistema.
Se a mesma for referenciada manualmente deve se preencher os campos NF . Ori , Serie Ori e Item Ori . Se for preenchido automaticamente pelo gatilho F4 (Nota de saída) ou F7 (Nota entrada) os campos são alimentados automaticamente.
3- Verificar se o campo na TES F4_AJUSTE -> Ajuste CIAP = Não, pois se estiver como Sim irá gerar FINNFE = 3.
4- Após isso, exclua a nota e gere novamente.
Se nota de beneficiamento deve ser verificado também:
Para notas que a nota de origem foi realizada como beneficiamento TES poder de terceiro Remessa e no retorno é necessário transmitir como normal devido a TES ter poder de terceiro como devolução.
Se nota de remessa deve ser verificado também:
Nota de origem normal com TES poder de terceiro Remessa ao retornar a nota é do tipo beneficiamento com Tes poder de terceiro devolução.
É impossível referenciar uma nota que não está no sistema, pois este busca os dados da nota fiscal de origem nas tabelas para referenciar no XML.
Verifique se há a possibilidade de inclusão da nota fiscal de origem com a chave correta: Entrada (F1_CHVNFE), saída (F2_CHVNFE)
Fonte:
Comentarios