O que aconteceu?
Rejeição 697 - Alíquota interestadual do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço com origem diferente do previsto
A SEFAZ retorna a Rejeição 697 - Alíquota interestadual do ICMS com origem diferente do previsto para alíquota de 7% ou 12% para o XML da NFe - Nota Fiscal Eletrônica.
Causa
A SEFAZ - Secretaria da Fazenda retorna esta rejeição se foi informada alíquota interestadual, Tag pICMSInter, com 7% ou 12% e a origem da mercadoria difere de produto nacional, ou seja, a Tag orig foi gerada com valor 1, 2, 3 ou 8, que são origens com conteúdo importado.
Como resolver?
Como aplicou a alíquota de ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços como 7% ou 12%, a origem do item deve obrigatoriamente ser de produto nacional.
Uma dica: quando no Monitor de Transmissão aparecer a rejeição, observar que indica qual é o item que consta com o cadastro errado.
No caso que me foi reportado, no pedido de venda percebi que eram os mesmos produtos porém com larguras diferentes, logo, deveriam ter a mesma origem conforme a orientação. Feito isso comparei o item 5 e o item 6.
A origem do item 5 está correta:
Porém a origem do item 6 estava incorreta:
Troquei para o código correto desse item e mais dois que estavam em seguida. É sempre bom verificar os itens a seguir do que foi apontado pela Sefaz, para que não haja retrabalhos, no caso em questão os itens 6, 7 e 9 estavam incorretos.
Excluí a nota errada, voltei ao pedido de venda e incluí o código nas linhas correspondentes para atualizar o pedido e na hora de gerar a NF constar com o XML correto, feita a transmissão da nota, a Sefaz aceitou normalmente.
Fonte:
Comments