Buscar
  • Eloy Vanço

FAT0002_Soluções possíveis para o Help A460FLOCK (MATA461)

1) Sistema não está encontrando a Série na SX5 - Tabela 01 para dar lock (reservar a numeração). Avaliar os seguintes pontos:

  • Compartilhamento da SX5: Se o Faturamento é exclusivo (ou seja, registros na SF2 possuem o campo de Filial preenchido) então, é necessário que o controle de numeração também seja exclusivo. Para o correto compartilhamento há duas opções:

1ª Opção: SX5 deve ser exclusiva: Confirme em "Configurador > Bases de Dados > Dicionário de Dados > SX5" o modo de compartilhamento da Tabela; e confirme principalmente no Banco de Dados > Top/Ctree se os registros da SX5 Tabela 00 e Tabela 01 estão ambas com o campo de Filial devidamente preenchidos indicando que o modo de compartilhamento dos registros está adequado. 2ª Opção: Caso a SX5 seja compartilhada, utilizar o Ponto de Entrada CHGX5FIL (dúvidas, acione o Suporte ADVPL Protheus) para passar o código da Filial logada para a SX5 a fim de localizar o registro exclusivo da Tabela 01 (veja qui Exemplo de uso do Ponto) IMPORTANTE: Não é recomendada a alteração de compartilhamento da SX5 em ambiente Produção já em uso! Conforme menciona ao tentar realizar esta alteração no Configurador, a adequação de dados da base não ocorre ao alterar o modo de compartilhamento; ocasionando quebra de integridade (inclusive para registro de novas séries visto que a estrutura da SX5 Tabela 00 não está adaptada para Filial); assim, ao emitir a Nota o sistema não localiza os registros (pois o campo de Filial não está preenchido) e gera o Help A460FLOCK. Após alteração do compartilhamento seria necessário droppar a SX5 e recriar com o modo de compartilhamento exclusivo, o que no entanto não é recomendado pois é um procedimento incisivo para uma Tabela de Estrutura utilizada por todo o sistema. Assim sendo, em caso de possuir Faturamento Exclusivo com controle de Numeração (SX5) compartilhada para ambiente já populado em Produção, a recomendação de contorno é utilizar o Ponto de entrada sugerido.

  • O parâmetro MV_TPNRNFS está compartilhado para todas as Filiais? Caso esteja exclusivo, está devidamente criado para TODAS as Filiais?

  • O parâmetro MV_NUMITEN está devidamente criado em modo exclusivo para cada Filial? O conteúdo registrado nos parâmetros é válido?

  • O parâmetro MV_ESPECIE contém apenas séries já existentes na SX5 - Tabela 01 ?

  • A série está devidamente criada? Acesse o Configurador e seu Banco de Dados e valide se a SX5 é devidamente localizada. Realize também um teste deletando a linha de Série/Numeração e incluindo uma nova linha idêntica.

  • Certifique-se de que não há nenhuma instância aberta no Configurador, posicionada na Tabela de controle de numeração, pois se estiver com instância aberta, a Tabela também ficará travada. Feche as instâncias para seguir.

  • Procedimento para recriar a(s) Tabela(s) de controle de Numeração em casos de ter corrompido (SX5 ou SXE/SXF): - Realizar um Backup da(s) tabela(s) - Abir o backup para validar o arquivo, aplicar o utilitário PACK sobre ele (para excluir registros deletados), e salvar com outro nome para manter o backup original intacto - Aplicar um ZAP na tabela (truncate table) que irá deletar a tabela mantendo apenas a estrutura - Executar um APPEND na Tabela backup no qual foi aplicado PACK Importante : Todo procedimento deve ser realizado pela Equipe de TI da empresa, após devidos backups, para validação primeiramente em base teste e posterior réplica em Produção. Havendo dúvidas ou dificuldade em relação ao procedimento, acionar um consultor Totvs.

2) Indica que a Numeração ficou "lockada" / reservada. Isso ocorre por que a trava de numeração não foi liberada. Avaliar os seguintes pontos:

  • Possui customizações no ambiente?

É comum em customizações lockar a Tabela e não soltar após uso, ou, não tratar o uso simultâneo. Necessário validar inclusive que não estejam sendo utilizadas funções internas específicas do Padrão (consulte Suporte ADVPL do Protheus) É imprescindível verificar se a ocorrência é reproduzida em ambiente padrão para descartar inconsistências com as customizações.

  • Há grande concorrência no faturamento (muitos usuários executando o faturamento simultaneamente)?

Neste caso, é comum ocorrer o lock se o controle de sequência automática for realizado via License Server (antigo SXE/SXF) ou pela própria SX5 (MV_TPNRNFS = 1 ou 2).

Para este caso recomenda-se que o controle de sequência automática para a numeração do Documento de Saída seja via SD9 (MV_TPNRNFS = 3) para evitar lock de registro por concorrência. Detalhes sobre o Controle de sequencia automática em: FAT0049 Controle de Numeração de Documento de Saída no Protheus

48 visualizações0 comentário
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2017 por EPV Consulting