Buscar
  • Eloy Vanço

Faturamento (SIGAFAT) - Configurações para bloqueio de crédito - PROTHEUS

Dúvida

Orientações para configuração de bloqueio de crédito do pedido de vendas(MATA410).

Ambiente

Cross Segmentos-TOTVS Backoffice (Linha Protheus)-Faturamento (SIGAFAT)-todas as versões.

Solução

Para que o bloqueio de crédito seja respeitado no módulo Faturamento (SIGAFAT):

Primeiramente é importante que as análises de crédito sejam realizadas de forma Automática, e não, utilizando os botões "Manual" ou "Liberar". Para que sejam consideradas as configurações do sistema, realize liberação automática.

Conceito: A Análise automática de crédito abate do saldo de crédito do cliente (A1_LC) o valor de Pedidos já liberados por crédito (A1_SALPEDL) e o valor dos títulos em aberto (A1_SALDUP).

Obs: Títulos de NCC e RA (ainda que com data de vencimento ultrapassado) não impedem liberação automática; pois caracterizam crédito do Cliente e não débito. NCC e RA também alimentam o campo títulos em aberto (A1_SALDUP) porém, com negativo para que contabilize o valor como crédito.

Configurações básicas:

1- No configurador preencha o conteúdo do parâmetro MV_BLOQUEI como .T. de forma a habilitar a análise de crédito (submeter os Pedidos à análise de crédito);

2- Informe a moeda de análise de crédito do Cliente (A1_MOEDALC) - Exemplo Moeda 1 Obs: Verifique também MV_MCUSTO que deve ser compatível para a análise automática.

3- Limite de crédito (A1_LC): Atribua um valor de Limite que este Cliente pode ter de crédito com sua empresa. Obs:Se estiver zerado, irá bloquear por falta de crédito.

4- Risco: No cadastro de cliente, informe o risco que este cliente terá podendo ser A,B,C,D ou E, sendo que risco A sempre irá liberar o crédito e risco E sempre irá bloquear o crédito.

Importante: Caso preencha o campo “Risco” (A1_RISCO) como “A – Risco A”, não preencha o campo “Venc.Lim.Cre” (A1_VENCLC) ou o sistema pode realizar o Bloqueio pelo Vencimento do Limite de Crédito.

Para a Análise de Risco, que é outra forma de Avaliar o Crédito de um cliente, é preciso estabelecer até quantos dias o cliente pode ter um título vencido, sem que seu crédito seja Bloqueado. Esta configuração só servirá para o uso dos riscos B,C e D através do parâmetro mv_risco (B,C ou D).

5- Configure o parâmetro MV_CREDCLI: Se = C (Cliente) - Irá validar os dados de todas as Lojas para bloqueio do Cliente. Se = L (Loja) - A análise será individual por cada Loja do Cliente (Bloqueio por loja). Importante: Não é possível configurar um montante de Limite de crédito a ser compartilhado por todas as Lojas. Este parâmetro tem o objetivo especificamente de indicar se deve ser consultada a situação de outras Filiais antes de liberar o Pedido, de modo a permitir o bloqueio com base na inadimplência de outra Filial do mesmo Cliente!

OBS: Se MV_CREDCLI = C então todas as lojas deverão conter conteúdo no campo A1_RISCO (detalhes acima).Caso contrário, não será possível a avaliação de situação financeira das demais lojas para a liberação do Pedido, de modo que é exibida a mensagem: "Atenção É necessário que o cliente e loja estejam com configurações de risco conforme outras lojas"

226 visualizações0 comentário