Ocorrência
Ao realizar a compensação na rotina FINA330, apresenta o mensagem de HELP: NOTITSEL
Ambiente
Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - Financeiro - FINA330 - Todas as versões
Causa
Quando é compensado uma NF com um RA/NCC e é apresentado o HELP: NOTITSEL
Solução
Temos alguns processos que ao serem executados na rotina de Compensação o sistema retornará o help NOTITSEL.
Neste artigo será mencionado alguns cenários para que sejam validados, buscando agilizar a solução do tema.
1 - Note se no estorno é o mesmo cliente e loja, caso não seja vai até o parâmetro (F12) da rotina Fina330 e configure para não considerar o cliente ou a loja ou os 2.
2 - Outro erro é quando o E5_DOCUMEN esteja vazio, ou o sistema tenha gravado errado o processo
3 - Cliente lança uma NF e uma RA/NCC , na hora de compensar/estornar, da erro NOTITSEL, com uma RA/NCC. Verificar os campos “Parcela” das tabelas SE1 e SE5 se estão com o mesmo tamanho no dicionário e banco de dados. Assim como o conteúdo do parâmetro MV_1DUP se está coerente ao tamanho destes campos.
Valide se os campos abaixo possuem os mesmos tamanhos na SE1 e SE5, além disso valide a quantidade de "caracteres" que tem nos campos abaixo dos registro com problema. Por exemplo. Tamanho e conteúdos dos Campos:
E1_FILIAL = E5_FILIAL E1_PREFIXO = E5_PREFIXO E1_NUM = E5_NUMERO E1_PARCELA = E5_PARCELA E1_TIPO = E5_TIPO
Exemplo
Quantidade de "caracteres":
Veja que o registro possui o campo E1_NUM com '5555 ', ou seja nesse registro o campo E1_NUM possui quantidade de "caracteres" 9 contando o 5555 e os espaços em branco.
Importante O campo E5_DOCUMEN contém uma chave, onde a mesma deve respeitar os espaços dos campos.
4 - Valide se o campo MV_1DUP está de acordo com a documentação abaixo.
5 - Observe se no estorno a data da contabilização está diferente, exemplo contabilizou dia 26/12/2020 e e estornou dia 23/12/2020 nessa situação é apresentado o help.
Commentaires