Ocorrência
Ao tentar realizar a transmissão de um Cancelamento de RPS ocorre a mensagem: "NENHUMA NOTA FOI CANCELADA".
Causa
Esse problema geralmente ocorre por alguns principais motivos:
I. RPS não foi previamente monitorado, não atualizando a tabela SF3 com os dados de autorização.
II. Campos na SF3 como F3_DTCANC não está preenchido com a data de exclusão do documento.
III. Duplicidade de registro para o mesmo RPS na SF3.
Solução
O primeiro passo é verificar se a nota autorizada foi monitorada, uma vez que uma das premissas para transmissão de cancelamento é somente ser possível para notas previamente autorizadas.
Segundo é verificar se o F3_DTCANC foi preenchido após excluir o Documento de Saída.
E por último verificar se não possui duplicidade na tabela SF3 filtrando por (F3_NFISCAL, F3_SERIE e F3_ESPECIE = RPS).
Obs.: Os dois últimos pontos citados é de responsabilidade da equipe Fiscal.
Por padrão os campos da SF3 precisam estar da seguinte maneira para a rotina FISA022 acatar o cancelamento:
F3_CODRSEF = 'S'
F3_CODRET = '111'
F3_OBSERV = 'NF CANCELADA'
F3_DTCANC = 'AAAAMMDD'
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