Buscar
  • Wellington Nobre

Rejeição 029 Falha no schema XML - Protheus

Atualizado: 24 de Jul de 2020

Nesse artigo mostrarei como identificar uma falha no XML utilizando o Protheus quando uma nota fiscal é rejeitada pela Sefaz.

A rejeição 029 - Falha no schema do XML. Esse tipo de rejeição ocorre quando o número de caracteres esperado pela Sefaz é menor do que o mínimo para ser aceito, então provavelmente o pedido de venda não está preenchido com todos os campos necessários, ou algum ponto importante do cadastro (cliente, produto, transportadora) está ausente.


O vídeo abaixo exemplifica como visualizar as possíveis falhas dentro de um XML



Dentro do módulo da rotina da transmissão para Sefaz, após o aviso de que houveram uma ou mais notas rejeitadas. Clique no botão Outras Ações -> Monitor -> Faixa, escolha o período de notas que deseja visualizar. No canto inferior direito clique em Schema, o Protheus vai perguntar se deseja verificar as possibilidades de erro que foram encontradas, ao clicar em sim, será aberta uma janela indicando o que o sistema identificou.


No caso acima, houve a ausência de NCM em vários dos itens do pedido de vendas. Nessa situação, cancelou a nota, verificou no pedido de venda quais itens estavam sem o código em questão, após a correção, retornou-se ao pedido de venda, incluo os produtos novamente, e então foi gerado a nota e transmitida normalmente.


Um caso recente também foi referente a ausência dos campos referentes a volume:

O grupo de informação sobre “volumes transportados” é opcional, mas, se este grupo de informações constar no XML, deverá ser informada a Quantidade de Volumes transportados.


Para que o Protheus gere, basta preencher volume, espécie, peso bruto e peso liquido no cabeçalho do pedido de venda ou no documento de entrada na aba informações da Danfe.

Se preencher só um campo, nenhum deles será incluído na nota. É necessário preencher os quatro campos.

Dica: Se não desejar que gere esses dados não poderá haver dados da transportadora.


Enfim as causas dessa rejeição podem ser as mais diversas, e cada caso deve ser avaliado com particularidade, de qualquer maneira conhecendo um processo dentro do sistema para identificar a ausência dos requisitos preenchidos para ser transmitida a Sefaz facilita e muito a produtividade dentro da rotina de trabalho.


Fonte:

https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=44401448



4,125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Wscerr047 / xml error start tag expected, '<' not found

Dúvida WSCERR047 / XML Error Start tag expected, '<' not found Ambiente Protheus - TSS - A partir da versão 11.80 Solução Verifique o console.log do TSS se apresenta a mensagem: ThreadID=39804 - TOPCo

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
end_rodape_edited_edited_edited.jpg

© 2017 por EPV Consulting