Como solucionar a 629 Rejeição : Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial ?
Solução
Quando é feito nota do tipo normal a Sefaz valida se a vProd é o resutado da vUnCom vezes qCom.
A TAG vUnCom o valor é gerado pelo fonte conforme detalhado abaixo:
No Protheus é incluído quantidade vezes valor unitário e chegando no valor total.
A Sefaz conforme o Manual do Contribuinte_v_6.00 página 184 a TAG vUnCom
Informar o valor unitário de comercialização do produto, campo meramente informativo, o contribuinte pode utilizar a precisão desejada (0-10 decimais). Para efeitos de cálculo, o valor unitário será obtido pela divisão do valor do produto pela quantidade comercial. (v2.0) Sendo assim, o cálculo é feito pelo fonte: A divisão que gera é do valor do produto dividido pela quantidade. <vProd> divido <qCom> igual <vUnCom> Exemplo: <vProd>5807.80</vProd> / <qCom>1,79222</qCom> = <vUnCom>3240,56194577786<UnCom> O nosso fonte hoje por padrão: Quantidade são 4 casas decimais. <qCom> Valor unitário são 8 casas decimais. <vUnCom> Valor total são 2 casas decimais. <vProd>
1- Verifique se nota de saída se o calculo na tabela SD2 está correto:
D2_PRCVEN * D2_QUANT = D2_TOTAL
2- Verifique se nota de entrada se o caculo na tabela SD1 está correto:
D1_VUNIT * D2_QUANT = D1_TOTAL
3 - Se sim, o fonte fará o calculo nesse caso será necessário realizar um teste com os fontes padrões do link abaixo aplicar a patch e compilar o RDMAKE da NFe:
4 - Caso a empresa tenha alterado as casas decimais do valor unitário na SD1 ou na SD2 será necessário customizar o NFESEFAZ para facilitar segue o trecho do fonte onde deve ser alterado:
If cVerAmb== "2.00" cString += '<vUnCom>'+ConvType(aProd[16],21,8)+'</vUnCom>' Else cString += '<vUnCom>'+ConvType(aProd[16],16,4)+'</vUnCom>' Endif
If cVerAmb== "2.00" cString += '<vUnTrib>'+ConvType(aProd[10]/aProd[12],21,8)+'</vUnTrib>' Else cString += '<vUnTrib>'+ConvType(aProd[10]/aProd[12],16,4)+'</vUnTrib>' Endif
5 - Após isso, exclua a nota e gere novamente.
6 - Caso seja nota de Complemento realizar o procedimento do link abaixo:
Saiba mais:
Para alterar a forma atendida pela legislação hoje:
Há opção de ajustar os campos com as casas decimais.
Após alterar o ERP para que o XML e o Danfe atenda sua necessidade há três opções de processos a ser seguido:
1- Primeira opção pode ser customizado o NFESEFAZ .
MP - NFE - Documentos Eletrônicos NFe / NFSe / MDFe / MDe
Rdmake disponível no link acima.
2- Segunda opção pode ser aberto melhoria na Central Colaborativa:
Central Colaborativa TOTVS.
Para saber como criar uma sugestão de melhoria clique AQUI.
3- Terceira opção para que seja atendido no padrão é necessário que a empresa tenha alguma legislação na qual informe a obrigatoriedade de gerar conforme deseja.
Havendo a legislação abra um ticket no suporte e nos encaminhe que será compartilhado junto a consultoria tributária da TOTVS e posteriormente ao produto.
Importante:
Caso haja um valor unitário bruto no campo da SD2 "D2_PRUNIT" e outro valor no campo do preço de lista "D2_PRCVEN" será levada na TAG vUnCom o valor bruto e gerado desconto com a diferença dos dois campos:
Na impressão do Danfe, será apresento do valor unitário Bruto e no campo desconto a diferença dos dois campos da SD2.
Temos um parecer da consultoria tributária da TOTVS referente a isso, no link abaixo:
Validação da Sefaz:
Fonte: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360045383994--Cross-Segmentos-Backoffice-Protheus-Doc-Eletr%C3%B4nicos-629-Rejei%C3%A7%C3%A3o-Valor-do-Produto-difere-do-produto-Valor-Unit%C3%A1rio-de-Comercializa%C3%A7%C3%A3o-e-Quantidade-Comercial
Kommentare