top of page

Rejeição: 610 Total da NF difere do somatório dos Valores compõe o valor Total da NF para nota de Su

Dúvida

Como solucionar a rejeição abaixo:

Rejeição: 610 Total da NF difere do somatório dos Valores compõe o valor Total da NF ?


Solução

O valor da TAG vNF deve bater com os valores levados no bloco ICMSTOT subtraindo e somando de acordo com o esperado pela regra de sua totalizadora.


  • Na NT 4.00 há novas TAGS na Totalizadora:

  • (+) vFCPST (id:W06a)

  • (+) vIPIDevol (id: W12a)

Caso o valor que não tenha destacado no XML seja o valor do ICMS, PIS ou Cofins de Suframa que foi calculado no sistema:

Desde a versão 3.10 da NFe na qual foi criada a TAG Vicmsdeson o valor da desoneração do Suframa de ICMS é destacado Vicmsdeson e o PIS e Cofins é opcional destacar na Vdesc.

  • Exemplo do XML gerado:

Para Suframa é gravado o conteúdo na tabela SD2:

  • Para o ICMS, Pis e Cofins = D2_DESCZFR

  • Para o Pis =D2_DESCZFP

  • Para o Confins = D2_DESCZFC

Sendo assim, fazer as verificações abaixo:

Para gerar a TAG vICMSDeson para Suframa é necessário verificar se o grupo da situação tributária na nota técnica contempla as TAGs vICMSDeson e motDesICMS = 7.

1- Conforme os Manual da Sefaz para o ICMS a situação tributária = 40, 41 e 50 a situação tributaria do ICMS e cadastrada no TES no campo Sit. trib. ICMS (F4_SITTRIB)


2- Preencher no TES os camposF4_MOTICMS= 7 (motivo de desoneração)


3- A situação tributária doPis campo no TES Sit. trib. Pis (F4_CSTPIS) e do Cofins campo Sit. trib. Cof (F4_CSTCOF) deve ser 06.


4- ParaICMS-ST a situação tributaria do ICMS deve ser 30 preencher no TESno campo Sit. trib. ICMS(F4_SITTRIB)


5- Preencher na TES os camposF4_MOTICMS= 7 (motivo de desoneração)



6- Após alteração no TES a nota deve ser sempre excluída e se for utilizar o mesmo pedido é necessário digitar novamente o TES no pedido para que a situação tributária seja atualizada.

Saiba mais:

Se houver apenas cálculo de Pis e Cofins poderá utilizar outras situações tributárias, mas apenas se houver só cálculo de Pis e Cofins sem ICMS suframa. Nesse caso não pode ser preenchido o motivo de desoneração na TES.

  • Caso seja nota de SUFRAMA realizar as configurações abaixo:

  • Importante:

Caso o Pis e o Cofins não possa ser destacado na TAG Vdesc utilizar o parâmetro do link abaixo: MP - NFE - Parâmetro MV_NFLEIZF

  • Saiba mais:

Caso a empresa seja emitente do Simples Nacional:

Até o momento a Sefaz não disponibilizou nenhum grupo de CSOSN que possa ser desonerado o valor do Suframa, por esse motivo causa a rejeição 610 nesse caso o imposto não pode ser calculado no sistema. Para o Simples nacional o sistema calcula o Suframa, porém não levamos para o XML, pois não há nenhum grupo do CSOSN que tenha a TAG Vicmsdeson. Sendo assim, para que não cause a rejeição o suframa não pode ser calculado. Verifique com a Sefaz se esse desconto pode ser na TAG vDESC ou direto no valor do Produto. Caso seja na Vdesc poderá utilizar os campos de desconto no cadastro de produto.

638 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page