Buscar
  • Eloy Vanço

SIGAEST - MATA290 - Consumo Médio e gravação da tabela de Demandas (SB3)

Dúvida Valores gravados pela rotina MATA290 na tabela SB3 estão incorretos. O que fazer?

Ambiente Protheus – Estoque/Custos – A partir da versão 12 Solução

A rotina de Consumo e Indicador (MATA290) auxilia a empresa na geração de indicadores importantes em cima do Consumo do seu Estoque. Através desta rotina, pode-se obter dados como: Consumo mensal por pesos ou pela tendência, calcular o Lote Econômico, Ponto de Pedido e Classificação ABC.

Com isso, a empresa obtém vantagens como:

  • Menor quantidade de espaço físico para armazenamento;

  • Menor risco de obsolescência e deterioração;

  • Menor custo de seguro;

  • Menor risco de desperdício.

O conflito entre as vantagens e desvantagens na quantidade a encomendar a cada nova compra e/ou produção é resolvido através do cálculo do Lote Econômico.

Por meio dessa rotina podemos obter:

  • O cálculo do lote econômico pela disponibilidade financeira

  • A Classificação ABC dos materiais

  • O consumo médio de produtos, por peso ou por tendência

  • O cálculo do ponto de pedido

Para obter maiores informações conceituais (com exemplos) sobre esta rotina, clique aqui.

Ao gerar o Consumo Médio verifiquei que na tabela que os alimenta (SB3) estão com valores incorretos. O que fazer?

Antes de abordarmos o mérito da gravação dos dados de Consumo Médio na tabela SB3 (Demandas), é importante termos o entendimento dos critérios que o sistema utiliza para gerar o Consumo Médio de um produto, para entendermos melhor este conceito e os critérios, clique aqui.

A tabela SB3 (Demandas) é atualizada on-line a partir das movimentações realizadas, porém como esta armazena apenas os doze últimos meses (contendo 12 campos para guardar as informações de cada mês), o sistema terá que zerar em algum momento a informação de um mês para reiniciar sua contagem. Isto acontece quando executada a rotina Virada de Saldos (MATA280), desde que o parâmetro MV_ZERADEM esteja ativo. Portanto, quando realizado fechamento de estoque com data retroativa, a demanda calculada na tabela SB3 poderá ficar incorreta ou até mesmo zerada. Se a Virada de Saldos não for realizada, o sistema irá acumular valores do ano anterior com o consumo do ano atual. No entanto, a rotina Lote Econômico (Miscelânea/Cálculos/Consumo e Indicador) permite que o consumo do mês seja recalculado, quando marcada a opção Atualização do Consumo do Mês antes da execução da rotina. Tal rotina, no entanto, atualiza apenas o mês referente a data base utilizada, ou seja, para atualizar os doze meses a rotina terá que ser executada uma vez para cada mês, com alteração da data base a cada processamento.

Vale lembrar que o consumo pode ficar zerado ou até mesmo negativo mesmo após esta atualização, já que o sistema também considera devoluções para abatimento do consumo do período.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Wscerr047 / xml error start tag expected, '<' not found

Dúvida WSCERR047 / XML Error Start tag expected, '<' not found Ambiente Protheus - TSS - A partir da versão 11.80 Solução Verifique o console.log do TSS se apresenta a mensagem: ThreadID=39804 - TOPCo

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
end_rodape_edited_edited_edited.jpg

© 2017 por EPV Consulting