Dúvida
Ao acessar a Rotina Processamento - TAFAINTEG onde integra as informações para o TAF, o arquivo da Nova GIA pode apresentar valores incorretos ou gerar em branco.
Ambiente TAF – Nova GIA – A partir da versão 12.1.17. Solução
Possíveis causas do arquivo gerar em branco:
Configuração incorreta do Complemento Cadastral;
Compartilhamento incorreto de tabelas no TAF;
Erros no Gerenciador de Integração;
Wizard Configuração do TAF não está apontando para o banco de dados correto.
Possíveis causas da geração de valor incorreto:
Erros no Gerenciador de Integração;
Notas com informações incompletas.
Abaixo existem Etapas para o auxilio da identificação e correção dos problemas apontados acima.
- Se o arquivo foi gerado em branco, siga pela Etapa 1.
- Se apresenta valores incorretos no arquivo, siga pela Etapa 2.
Etapa 1 : Arquivo em branco.
Ao gerar o arquivo da GIA, é gerado somente com o CR=01 e CR=05. Verifique o Gerenciador de Integração: MP - FIS - GIA-SP - 6º Passo - Gerenciador de Integração Identifique os erros, corrija-os e efetue uma nova geração do arquivo. Ao acessar o Gerenciador de Integração, mesmo tendo executado a rotina Processamento e não exibir nenhum ticket, o problema pode estar no Complemento Cadastral ou na Wizard Configuração do TAF. No Complemento Cadastral, existem os campos Filial TAF que é como a filial está cadastrada no ambiente e campo Cod. Filial precisa respeitar o layout do seu SIGAMAT. Por exemplo: Se o ambiente possuir o Grupo de Empresa 01 e a filial 01, o Cód. Filial no TAF será a junção do Grupo + Filial, ou seja 0101, então, se o Cod. Filial for cadastrado de outra maneira, nenhum dado será exibido pois a integração já envia essas informações com a informação da filial para o TAF.
Se na Wizard de Configuração do TAF não for informado corretamente a conexão do Banco de Dados do Protheus, a integração não ocorrerá, com isso o Gerenciador de Integração e consequentemente o arquivo da GIA será gerado em branco. Importante: Se não ocorrer nenhum erro na integração das notas (Legenda Verde) e mesmo assim o arquivo continuar em branco, avalie o compartilhamento das tabelas C20, C30 e C2F. Caso alguma dessas tabelas esteja compartilhada a rotina não considera as notas que estão no TAF.
Etapa 2: Valores incorretos.
Verifique o Gerenciador de Integração: MP - FIS - GIA-SP - 6º Passo - Gerenciador de Integração
Caso identifique erros no Gerenciador de Integração, corrija os erros e efetue uma nova geração do arquivo. Caso a integração não ocorra nenhum erro, avalie se as notas integradas estão com os cadastros corretos, as Notas em que o Cliente ou Fornecedor estão com a UF ou Município em branco, por exemplo, não são consideradas na geração do arquivo.
Para facilitar a identificação da ocorrência, segue abaixo uma query, execute no ambiente do TAF. Observação: Esse procedimento deve ser realizado por um Analista que possua acesso como administrador e conhecimento em banco de dados.
SELECT C20_NUMDOC AS Documento, C2F_VLOPE as ValCont, C20_UF AS UF_NOTA, C1H_UF AS UF_PART, C1H_CODMUN AS MUNICIPIO_PART, C2F_BASE as BaseICM, C2F_VALOR as VALICM, C2F_VLOUTR as OutrosICM, * FROM C20990 C20 INNER JOIN C2F990 C2F ON C20.C20_CHVNF = C2F.C2F_CHVNF INNER JOIN C0Y990 C0Y ON C0Y_ID = C2F.C2F_CFOP INNER JOIN C1H990 C1H ON C1H_ID = C20_CODPAR WHERE C20_DTES BETWEEN 'AAAAMMDDI' AND 'AAAAMMDDF' AND C2F_CODTRI = '000002' AND C20_CODSIT <> '000003' AND C20_FILIAL = 'FILIAL' AND C0Y_CODIGO = 'CFOP' AND C20.D_E_L_E_T_ = ' ' AND C2F.D_E_L_E_T_ = ' ' AND C0Y.D_E_L_E_T_ = ' '
Onde:
Nome das tabelas: substituir C20990 pra C20010, ou C20020, por exemplo, conforme seu ambiente; 'AAAAMMDDI' AND 'AAAAMMDDF': caso o período seja 01/01/2020 a 31/01/2020, alterar para 20200101 e 20200131; CFOP: Substituir pelo CFOP que apresentou a diferença; FILIAL: substituir pela filial que está sendo gerada.
Caso identifique o campo C20_UF em branco, edite a nota no TAF e preencha esse campo. Caso identifique os campos C1H_UF ou C1H_CODMUN em branco, acesse o cadastro desse Participante no TAF e preencha os campos. Caso os campos do Cadastro de Clientes/Fornecedores estejam em branco na origem, preencha também para evitar que o erro ocorra em novas integrações.
Caso as inconsistências persistam após as validações, abra uma solicitação para o Suporte da Totvs.
Opmerkingen