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Tratamento correto de desbalanceamento de tabelas de Lote e Endereço em todos os cenários

Dúvida

Como tratar desbalanceamento entre tabelas SB2, SB8 e SBF? Como corrigir quando SBF e/ou SB8 estão maiores ou menores que a SB2?

Ambiente Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - Estoque/Custos - Todas as versões.

Solução O desbalanceamento entre tabelas de Saldos e/ou Endereçamento em relação à tabela de Saldos Físico e Financeiro (SB2) podem acontecer por diversos motivos. Nesta documentação vamos abordar todos os cenários e o que fazer em cada um deles começando dos cenários mais simples para os mais complexos:

Quando o saldo da SB2 (Saldo Físico e Financeiro) for maior que SB8 (Saldos por Lote)

Quando isso acontece, pode ser devido a obter saldos que ainda estão sem lotes. Para lotear os saldos e consequentemente eles serem alimentados na SB8, basta:

- Acessar à rotina Manutenção de Lotes - MATA390 (caminho: Modulo 04 - Estoque/Custos -> Atualizações -> Movimentações -> Internas -> Rastreabilidade -> Manutenção);

- Ao acessar e clicar em "Incluir", será apresentada a tela de campos da rotina, onde deverá preencher os campos Produto, Armazém, Data de Movimento, Quantidade (em que deve constar no Lote) e Validade do Lote.

- Assim a rotina irá realizar o processo de Ajuste entre sua SB2 x SB8. Este ajuste pode ser visto direto na tabela SD5, no qual gerará uma movimentação da quantidade da diferença.

Outra alternativa é a execução da rotina Refaz Saldos para checar se equalizará o saldo da SB2 com SB8.

Caso nenhuma das alternativas funcionar, a proposta de solução é a mesma do tópico "E se meu saldo na tabela SBF ou SB8 for maior do que na tabela SB2?"

Quando o saldo da SB2 (Saldo Físico e Financeiro) for maior que SBF (Saldos por Endereço)

Quando isso acontece, pode ser devido a ter saldos que ainda não foram endereçados. Para endereçar os saldos e consequentemente eles serem alimentados na SBF, basta:

- Acessar à rotina Endereçamento - MATA265 (caminho: Modulo 04 - Estoque/Custos -> Atualizações -> Movimentações -> Internas -> Endereçamento -> Endereçar);

- Ao acessar, clicar em cima da linha do produto com legenda verde (quando está pendente de endereçar) e clicar em "Endereçar", então será apresentada a tela de campos a serem preenchidos na linha do endereçamento, onde deverá preencher obrigatoriamente os campos Endereço e Qtd Distribu (quantidade a distribuir;

- Ao "Confirmar", o saldo será alimentado na tabela SBF.

Outra alternativa é a execução da rotina Refaz Saldos para checar se equalizará o saldo da SB2 com SBF.

Caso nenhuma das alternativas funcionar, a proposta de solução é a mesma do tópico "E se meu saldo na tabela SBF ou SB8 for maior do que na tabela SB2?"

E se meu saldo na tabela SBF ou SB8 for maior do que na tabela SB2?

Este tipo de problema é de difícil diagnóstico, podendo ser causados por vários motivos e situações, então vamos elencar alguns deles abaixo:

- Manipulação em Base de Dados;

- Processo de Reabertura de Estoque feito incorretamente ou indevidamente;

- Customizações e EXECAUTO's que podem estar impactando na gravação incorreta dos saldos nas tabelas de saldos;

- Ambiente desatualizado (neste caso, considere manter o seu ambiente atualizado com os artefatos do Produto mais recentes além da Expedição Contínua do Estoque/Custos, onde, sempre recomendamos aplicar sempre primeiramente em ambiente de homologação)

Neste caso, um procedimento que eventualmente pode (ou não) corrigir é a execução da rotina Refaz Saldos (MATA300). Porém, quando não há sucesso, de fato a posição oficial para este assunto é de que o Protheus não dispõe de rotina padrão para efetuar a correção como nos casos anteriores. O primeiro passo é entender que, não havendo rotina padrão, o acerto do saldo deve ser feito via Base de Dados, porém, como este é um processo que não faz parte do escopo do Suporte Padrão, quando ocorre este cenário, recomendamos fortemente que solicite com o seu Executivo de Soluções de Negócio TOTVS a disponibilização de visita de um analista especialista in loco para avaliação do ambiente, entendimento da regra de negócio, entendimento de quais tabelas precisam ser acertadas e também outros possíveis ajustes de ambientes para evitar problemas decorrentes do acerto.

Caso a empresa já disponha de um consultor TOTVS local com conhecimentos da regra de negócio da empresa e de procedimentos de acerto de desbalanceamento de tabelas de estoque, cabe à empresa avaliar com o consultor.

Enfatizamos que o acerto deve ser feito com acompanhamento de um analista especialista avaliando o ambiente da empresa para evitar problemas como:

- Efeito colateral no faturamento;

- Efeito colateral no Contábil;

- Efeito colateral no Fiscal (principalmente no Bloco K do SPED) e outras entregas Legais;

- Novas divergências de saldos e movimentos de estoques;

- Surgimento de divergências de saldo financeiro (custo) de estoque;

Como evitar que meu ambiente tenha problema de saldo na SB2 menor do que na SBF e SB8?

Para melhor atender essa demanda, temos o parâmetro MV_LOGMOV.

O parâmetro MV_LOGMOV tem como função rastrear as divergências nas movimentações de lote e/ou endereço.

Quando o parâmetro está com o conteúdo igual à "S"(sim), gera um arquivo na pasta System com a inicial “CM??????.LOG”. O Sistema irá efetuar uma checagem sempre que forem feitas movimentações Internas (MATA240/MATA241), Transferências (MATA260/MATA261), NF's de Entrada (MATA103) e Pedidos de Venda (MATA410), e emitirá LOG's caso encontre alguma das seguintes divergências: - Diferença entre o Lote movimentado e o gravado nos arquivos SD5/SDA e SDB; - Diferença entre o Sub-Lote movimentado e o gravado nos arquivos SD5/SDA e SDB; - Diferença entre a Quantidade movimentada e a gravada nos arquivos SD5/SDA e SDB; - Diferença de Saldo entre SB2, SB8 e SBF.

Sugestão: Quando o sistema estiver gerando divergências de saldos entre SB2, SB8 e SBF pode-se ativar o parâmetro MV_LOGMOV e monitorar constantemente os LOG's - Eles são gerados exatamente após realizar as movimentações de estoque, e contém uma "fotografia" do sistema no momento da ocorrência - cabe ao Analista/TI da empresa analisar a causa do problema (rdmake, base de dados, procedimento incorreto de usuário, erro de programa, etc) e tomar as providências necessárias (correção do rdmake, melhor treinamento aos usuários, etc).


Fonte: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/4402491211159-Cross-Segmento-Backoffice-Linha-Protheus-SIGAEST-Tratamento-correto

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